Quem Somos

A Associação Independente dos Moradores da Prainha do Canto Verde surgiu há 2 anos. Foi criada por integrantes dissidentes da Associação dos Moradores da Prainha do Canto Verde que não concordavam com a implantação na área de uma Reserva Extrativista (RESEX) Continental. Os fundadores da AIMPCV explicam que, quando assinaram o documento para a criação da RESEX, lutavam pelo estabelecimento de uma Reserva Extrativista Marinha, para controlar a pesca na comunidade, atividade que garante o sustento de grande parte dos moradores do local (cerca de 90% dos moradores vive da pesca).

Quando a Resex foi implantada, a comunidade foi surpreendida com a notícia de que a área seria transformada também em Reserva Extrativista Continental. A novidade trouxe várias mudanças para os nativos da praia. A partir do momento em que a Prainha do Canto Verde tornou-se também RESEX Continental, além de Marinha, os moradores não puderam mais fazer pequenas construções ou reformas em suas casas. Também não podem vendê-las.

Os fundadores da associação se queixam de que não foram informados da RESEX Continental. A luta deles, e de grande parte dos moradores da Prainha do Canto Verde, era pela RESEX Marinha, com o intuito de coibir a pesca predatória, principalmente o uso de grandes barcos e compressor. A RESEX Continental só seria justificada caso eles utilizassem a agricultura e a pecuária como meio de sobrevivência, o que não é o caso. A Reserva Extrativista Continental também atrapalha o turismo, outra fonte de renda para a comunidade. Sem pequenas obras ou construções, não há como aumentar o número de pousadas ou ampliar as já existentes.

A AIMPCV possui 370 associados e luta pelos interesses dos moradores da Prainha do Canto Verde. Também são organizados eventos culturais e esportivos, como peças de teatros, jogos de futebol, vôlei e regatas para a diversão e integração da comunidade.

CORPO ADMINISTRATIVO:

Presidente – Sílvia Soares Dantas
Vice-presidente – José Carlos dos Santos
Primeira Secretária – Gecilda Ribeiro de Lima
Segunda Secretária – Antônia Silva Penha
Primeira Tesoureira – José Ribamar Pereira Diniz
Segunda Tesoureira – Kátia Ribeiro da Silva

CONSELHO FISCAL:
José Almir Rodrigues de Alencar
José Ary Marinheiro da Silva
José Antônio Fernandes de Lima
Márcia Ribeiro de Lima
Jair Ribeiro Monteiro
Daniele Rodrigues Ribeiro

Confira algumas fotos: