MINISTRA DO MEIO AMBIENTE RECEBE ASSOCIAÇÃO DO CANTO VERDE

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu em seu gabinete em Brasília, no último dia 5 de agosto de 2013, uma comissão formada por diretores da Associação Independente dos Moradores da Prainha do Canto Verde.

Na pauta, a atual situação da comunidade, uma vila de pescadores no litoral de Beberibe, distante 120 Km de Fortaleza, que em 5 de junho de 2009, foi transformada em reserva extrativista e a partir de então, vários problemas surgiram para os nativos. Dentre eles a gestão da unidade de conservação, feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, que ao invés de investir  na fiscalização do mar, para coibir a pesca predatório, volta sua atenção para a parte continental, multando os nativos que fazem pequenas reformas em suas casas  ou que constroem suas moradias, em valores de até 21 mil reais.

Os representantes da Associação Independente solicitaram da Ministra:

1-    A alteração dos limites da reserva, para excluir a parte terrestre, respeitando assim a vontade dos moradores que assinaram o primeiro documento requerendo a RESEX somente no mar.

2-    Substituição da equipe gestora da Resex.

3-    Um plano de fiscalização eficiente no mar.

4-    Fiscalização na coleta do lixo.

5-    A anulação das multas aplicadas contra os nativos.

6-    Beneficiar a comunidade através dos Programas e Projetos Sociais do Governo Federal.

7-    Alterar a composição do Conselho Deliberativo da Resex, para ter maior representatividade da comunidade e incluir a OAB-CE.

8-    Apresentar a prestação de Contas da Resex.

Em resposta a esses pedidos, a Ministra se mostrou sensibilizada, pois ouviu relatos de que os barcos com compressores estão levando toda a lagosta, enquanto o pescador artesanal está passando por dificuldades e se comprometeu a apresentar respostas em uma nova audiência com o grupo que deve ocorrer em 60 ou 90 dias.

Participaram ainda da audiência o Secretário Executivo do Ministério, Francisco Gartan; a Chefe de Gabinete da Ministra, Marília Marreco Cerqueira; o Secretário de Biodiversidade, Roberto Cavalcanti e o Presidente do ICMBio, Roberto Vizentim.

Já a Associação Independente foi representada pelo presidente da entidade José Almir Rodrigues de Alencar, pela tesoureira Silvia Soares Santos, pelo pescador José Mauro Alencar da Rocha, pela bacharela em direito e nativa Indalécia Ribeiro Meneses Vieira, acompanhados do Advogado Valdércio Branco.Foto com Ministra 1