COMUNIDADE DA PRAINHA DO CANTO VERDE PROTESTA CONTRA RESERVA EXTRATIVISTA NA TERRA

Os moradores da Prainha do Canto Verde do Canto, em Beberibe, a 100 quilômetros de Fortaleza, realizaram no sábado, 29, um protesto durante a visita do Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Roberto Ricardo Vizentin à comundiade.

Cerca de 300 pessoas vestindo camisas com a frase “NATUREZA SIM, RESEX NÃO” e portando faixas e cartazes entregaram um Ofício a Vizentin, onde reivindicam fiscalização no mar da Prainha, para coibir a pesca predatória e a substituição do Gestor da Resex, indicado pelo ICMBio, que segundo os nativos, vem agindo com dois pesos e duas medidas, quando notifica, multa e ameça apenas aqueles moradores associados na Associação Independente.

Após ouvir os moradores, Ricardo Vizentin, agendou uma volta à comunidade para os dias 9 e 10 de novembro próximo. Na oportunidade irá apresentar respostas às reivindicações do moradores, dentre elas:

1- Substituir o atual Gestor da Resex.
2- Alterar a composição do Conselho Deliberativo, para que as duas entidades comunitárias locais, tenham o mesmo número de conselheiros.
3- Anular todas as multas aplicados pelo ICMBio.
4- Apresentar a prestação de contas da Resex.
5- Informar sobre os benefícios, planos e programas do Governo Federal destinados aos moradores da Prainha.
6- Substituir as multas por orientação aos moradores.

O Presidente do ICMBio, participou ainda de um jantar na PCV e domingo pela manhã visitou a Resex do Batoque, em Aquiraz. Segunda segue para Brasília.